quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeção II

Todos nós já sentimos o que é gostar de alguém, admirar determinadas pessoas e suas qualidades. Da mesma forma, todos nós já experienciamos a decepção ou desapontamento com alguém (às vezes o mesmo alguém em quem víamos tantas qualidades, inclusive). Gostamos de alguém porque vemos nessa pessoa qualidades que possuímos em nós e com as quais nos identificamos. Acontece também, de atribuirmos às pessoas qualidades que gostaríamos de ter, que sentimos de alguma forma que nos faltam, das quais somos carentes em nossas relações e em nós mesmos. Isso é projeção. Projetamos no outro expectativas, qualidades e ficamos magoados, frustrados e decepcionados quando estas pessoas não nos correspondem.
É como diz o famoso ditado: “quem ama o feio, bonito lhe parece”. Estamos tão acostumados a entender esse dito popular apenas pelo aspecto da beleza física, que nem nos damos conta de que pode haver mais por trás dessa afirmação. Pra quem está diretamente envolvido na relação, todas aquelas coisas que se vê no outro são absolutamente verdadeiras. É extremamente difícil ouvir de qualquer outra pessoa de fora qualquer coisa de vá contra tudo aquilo que vemos no outro. 

Precisamos daquelas qualidades, precisamos do que elas representam pra nós. Muitas vezes nós mesmos as possuímos, mas não conseguimos percebê-las e por isso atribuímos ao outro. A decepção vem com o tempo, quando uma série de atitudes do ser admirado acaba por mostrar que ele não era aquilo que pensávamos. Foi ele o mentiroso? Deve ele ser julgado e responsabilizado por não ter correspondido uma expectativa que era do outro?

Até amanhã com mais um post!

2 comentários:

  1. Não sei se você leu no meu Facebook...

    "Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"

    (Caio Fernando Abreu)

    do seu leitor secreto ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Oie meu amor,
    amei o novo layout e o texto
    Te amo

    ResponderExcluir