quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeção I

Já falei sobre alguns dos ajustamentos neuróticos anteriormente (confluência, introjeção, retroflexão) e também como todas elas estão interligadas e dão sustentação umas às outras.
O tema de hoje é a projeção. Talvez essa seja uma das interrupções mais difíceis de explicar, pois acontece em praticamente todos os momentos da nossa vida, de uma forma ou de outra, e nem sempre é fácil de percebê-la. Sendo um tema um pouco extenso, e até pra que fique mais claro, achei melhor dividí-lo em partes.
A projeção ocorre quando utilizamos as informações do meio para "prever" ou projetar algo. Não andamos em becos escuros e sujos altas horas da noite pois projetamos que  há algo ameaçador e perigoso ali, por exemplo. Nesse sentido, é por meio da projeção que podemos prever um significado do ambiente que ainda não esteja evidente, que é o que costumeiramente chamamos de intuição.
Outra faceta da projeção é que, no sentindo "psicológico da coisa", vamos dizer assim, quem faz uso desse ajustamento, geralmente é uma pessoa que não pode aceitar seus sentimentos e ações,  porque não "deveria" (eis aí um introjeto, que rotula o sentimento ou ação como desagradável) sentir ou agir de determinada maneira. A pessoa não reconhece em si determinada característica, mas, ao invés disso, a atribui a outra(s) pessoa(s). É muito importante frisar aqui, que essa transferência de características não é algo consciente, proposital. É uma espécie de defesa. Para ele, lidar com tais sentimentos e ações em si mesmo, é por demais angustiante, então é como se tudo isso fosse abafado, colocado debaixo do tapete. Em contrapartida, estará intensamente consciente dessas características nos outros.


Nos próximos posts eu devo abordar mais alguns aspectos da projeção nas relações do cotidiano. Por hoje é isso...

2 comentários:

  1. Adorei esse post!
    Não vou perder os próximos capitulos!

    Beijão, amiga.

    Karola

    ResponderExcluir
  2. Trilogia de post e tudo hein danada, despertou a curiosidade do que vem pela frente...

    mantenha-se firme no blogg, está show de bola, layout novo, cartãozinho e tudo, o céu é o limite... :P

    agora advinha quem sou eu... huhuhhuhuh ¬¬

    beijo

    ResponderExcluir