segunda-feira, 9 de junho de 2014

O caminho do acolhimento

"Quando alguém lhe conta um problema, você procura contar uma situação similar que viveu onde encontrou uma saída? Quando um amigo seu está com problemas, você tentar mostrar-lhe o lado positivo das coisas? Quando uma pessoa está triste, você tenta, de todas as maneiras, deixá-la feliz?
Se as respostas para estas perguntas são afirmativas, então caro amigo, você tem uma ótima intenção, porém não está seguindo o caminho do acolhimento.

Acolher significa aceitar, receber. O acolhimento está mais no ouvir e menos no falar. mais no receber e menos no fazer. E como é difícil apenas estar presente, ouvindo atento e totalmente disponível!

Nos dias de hoje, estamos cada vez mais decididos a agir. Tudo à nossa volta nos leva a imprimir uma postura de ação, ir de encontro, resolver. A cultura de que o tempo é dinheiro nos tornou máquinas de produção onde somos avaliados pelo que executamos.

Vários são os caminhos para nos relacionarmos com o outro. A possibilidade de contato através do agir é o nosso cotidiano, tornando-se por vezes, nossa única opção. Caminhos através do acolhimento, são deixados de lado por serem desconhecidos, mas como é gostoso encontrar alguém disposto a ouvir o que temos a dizer; um ouvir atento, sem opiniões, sem considerações, mas estando junto. O que for expresso - por palavras, atos ou emoções - é bem-vindo! Acolher, é sentir o outro por dentro e assim, enxergar sua alma. É enxergar no outro o reflexo de si mesmo que pede o acolher e o precisa, mais do que uma solução, um exemplo ou uma palavra, ainda que amiga.

E como é poderoso o ato de acolher. Transforma quem é acolhido e ao mesmo tempo quem acolhe. Quão íntimo e precioso é estar ali, ouvindo histórias e permitindo que o outro se coloque por inteiro, sem interferências que às vezes calam o que ainda não foi dito e estava apenas aguardando o momento, ou talvez a permissão do outro, através do silêncio atencioso. Quebrar o costume de sempre agir é tocar o espaço que se abre através do acolhimento."

( Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário