sábado, 11 de junho de 2011

O prazer nosso de cada dia

Quantas vezes no dia você faz algo que lhe dê prazer e alegria, sem alguma razão especial para isso? Quantas vezes você se dá um agrado, compra aquele doce cheio de calorias, aquela roupa que você gostou, aquele aparelho de TV mais moderno (ou qualquer outra coisa que lhe deixe feliz), sem pensar em como na verdade você deveria estar economizando pro futuro, ou para comprar algo "mais importante".
Você se permite ficar um dia inteiro de pijamas, sem fazer absolutamente nada além de ver TV, ouvir música, descansar, sem se sentir culpado por isso? Sem aquela pontinha de remorso e a sensação lá no fundo de que "deveria" estar fazendo algo de produtivo?
Permita-se...permita-se atender às demandas do seu organismo. Se tem vontade e necessidade de ficar em casa sem fazer nada, fique. Se a vontade surgir numa terça-feira no meio da tarde, enquanto você estiver no seu expediente de trabalho, busque outras formas possíveis de encontrar algum prazer, alguma realização naquele momento; ou no máximo adie esse cuidado e essa vontade para quando você chegar em casa. Tome um banho gostoso e demorado vez ou outra.
Nós estamos muito impregnados com os "deveria" do meio. Nossa cultura é a cultura da pressa, do "tempo é dinheiro", da proatividade, do "seja um líder", "seja excelente", e muitos outros modos de nos dizerem como temos de viver nossa vida. Já mencionei outra vez uma frase do criador da Gestalt-terapia, que é: "Quanto mais a sociedade exige que o indivíduo corresponda aos seus conceitos e idéias, menos eficientemente ele consegue funcionar".
Proponha-se a fazer todo dia, pelo menos uma coisa como um agrado a você. Simplesmente porque você merece. Saber aquilo que nos dá prazer, nos dá a sensação de realização, e reservar algum tempo de nossas vidas para isso, para nós.
Muitas vezes nem precisa ser algo grandioso. O prazer e a sensação de estar tendo um gesto de cuidado consigo mesmo pode vir de um cafezinho tomado com calma, de ouvir uma música que se gosta, de 5 minutos de conversa ao telefone com alguém que lhe seja querido; enfim, de inúmeras coisas que irão variar a cada dia.
Dedique-se a descobrir essas coisas, diariamente. Seja seu amigo, ofereça a si mesmo certos cuidados e mimos.

E aqui vai uma música que ilustra a idéia. Um bom fim de semana à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário